CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Segurança 23/09/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ realiza atividade educativa nas escolas durante Semana Nacional do Trânsito Teve início na última quarta-feira, 18, em todo o país, a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa, que segue até o próximo dia 25 de setembro, tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

Em Quixeramobim, o trabalho educativo, que já vem sendo realizado durante todo o ano, segue maior nesse período por ser uma época onde as escolas têm um aumento nas atividades relacionadas ao trânsito. Dessa forma a Autarquia Municipal de Trânsito vem desenvolvendo uma estratégia para atender a toda a classe estudantil.

“Do pré-escolar a faculdade, estamos sempre levando esta mensagem educativa para nossos alunos. Isso veio aumentar com a nossa Escolinha Móvel de Trânsito que tem levado de forma prática como as crianças podem colaborar na educação tanto delas como de familiares”, comentou a presidente da AMTQ Arlene Farias.

O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. Neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.
#Mobilidade 30/08/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ inicia retirada de sucatas das ruas de Quixeramobim
A Prefeitura de Quixeramobim, através da Autarquia Municipal de Trânsito, iniciou a Operação Sucata Zero, que realiza a retirada de veículos e sucatas abandonadas pelas ruas da cidade.

No início de agosto a equipe de fiscalização identificou cerca de 20 veículos nessa situação. Grande parte dos proprietários foram identificados e informados, além de receberem prazo para retirada dos veículos.

Segundo a presidente Arlene Farias, “A prefeitura, através da AMT e com a ajuda da população, que tem ligado e informado pontos onde se encontram os veículos, faz o trabalho de remoção e limpeza, mas o importante é o reflexo disso no trânsito e na saúde pública”.
#Educação 24/07/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ inicia em agosto operação Sucata Zero

A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim - AMTQ, juntamente com a Secretaria de Saúde de Quixeramobim, através da Vigilância Sanitária, dará início no mês de agosto a operação “Sucata Zero”.

A intenção é retirar veículos abandonados das ruas de Quixeramobim e deixar a cidade mais limpa e segura. Um mapeamento de veículos abandonados já está sendo realizado por agentes da AMTQ e fiscais da vigilância sanitária. Após a identificação desses veículos, uma equipe é enviada ao local para constatar o estado de abandono. Grande parte dos veículos estão se tornando um perigo tanto para a saúde como segurança dos moradores.

Antes de o veículo ser guinchado, o proprietário será notificado e terá um prazo de 7 dias para retirá-lo do local. Caso isso não aconteça, o mesmo será guinchado para um galpão. Após o guincho, o dono do carro ainda pode reavê-lo, mas é necessário pagar uma taxa.

Segundo Arlene Farias, presidente da AMTQ, será necessário que a população tenha consciência e faça o descarte da maneira correta e quem tiver sucata nas ruas, deve providenciar um local adequado dentro de uma área privada pois, caso contrário, será removida. “Nossa intenção é que o proprietário faça a retirada do veículo, mas quando isso não acontecer, nós iremos tomar as providências para evitar que a via pública se transforme em um depósito de carros velhos”, completou.

A população também pode fazer denúncia pelo telefone (88)3441-1533 ou na sede da AMTQ, na Av. Dr. Joaquim Fernandes, nº 60, no centro de Quixeramobim.
#Segurança 05/07/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ inicia projeto Trânsito nas Férias A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim - AMTQ, deu início ontem (04), ao projeto Trânsito nas Férias. Durante todo o mês de julho o projeto irá percorrer as principais praças da cidade com atividades educativas no trânsito.

O projeto Trânsito nas Férias vai levar até os bairros as atividades de educação para o trânsito, conforme comenta a presidente da AMTQ, Arlene Farias. “Nosso trabalho de educação tem que acontecer de forma permanente, inclusive nas férias. Por isso durante o período de julho mudamos a estratégia de chegar até a população”, afirmou.

A abertura contou com o apoio do DETRAN-Ce. No local foram realizadas blitz educativa, atividade com a Escolinha de Trânsito Móvel e circuito de trânsito. As atividades têm o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos no trânsito, com foco na redução do número de acidentes no município.
#Agenda 04/07/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM Projeto " Trânsito nas Férias " terá inicio hoje na Praça da Matriz

Durante o mês de julho, a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim - AMTQ, intensificará ações educativas do Projeto "Trânsito nas Férias" . As atividades serão realizadas com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos no trânsito, com foco na redução do número de acidentes no município.


Segundo a presidente da AMTQ, Arlene Farias, durante as férias é necessário mudar a forma de chegar até a população, levando os serviços para as praças dos bairros do município. "O trabalho de educação tem que ser permanente, mas durante as férias, a atenção da população com a segurança no trânsito deve ser redobrada para evitar acidentes, principalmente com crianças" , comentou.


A abertura acontecerá hoje (04), na Praça da Matriz de Quixeramobim, às 19 horas, e contará com o apoio do Detran-Ce, que junto com a AMTQ irá realizar blitz educativa, além de trazer atividades para adultos e crianças. A Escolinha Móvel de Trânsito da AMTQ também será montada para que crianças e adultos possam conhecer e ver como é trabalhado a educação no trânsito de Quixeramobim.
#Município 29/05/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ amplia sinalização semafórica em Quixeramobim A Prefeitura de Quixeramobim, através da Autarquia Municipal de Trânsito, finalizou na última segunda-feira (27), a ligação de novos semáforos em três pontos da cidade. O primeiro local a receber o novo dispositivo foi a Rua Luiz Gomes Coutinho, no bairro da Maravilha, em frente à Igreja de São Francisco. O equipamento, que é acionado manualmente pelo pedestre, irá trazer uma tranquilidade para os moradores.

Outro ponto onde também foi instalado um novo semáforo foi a Rua Monsenhor Salviano Pinto, próximo ao cruzamento com a Rua Tabelião Lafaiete. A intenção também é dar mais segurança aos pedestres e melhorar o fluxo. O terceiro equipamento que começou a funcionar está localizado no cruzamento da Rua Antônio Conselheiro com Rafael Pordeus. O local é bastante movimentado e tem um alto índice de acidentes.

“Esta é mais uma ação visando à segurança no trânsito em nosso município e pensando sempre no pedestre. Estamos divulgando o funcionamento desses equipamentos para que todos que passam por estes locais fiquem atentos a nova sinalização”, ressaltou a presidente da AMT, Arlene Farias.

Nos próximos dias, o cruzamento da CE 060 com Av. Humberto Sena e Rafael Pordeus também receberão um ponto semafórico. Este novo equipamento deve garantir mais segurança para todos que utilizam aquelas vias.
#Mobilidade 02/05/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ inaugura Escolinha de Trânsito Móvel A Prefeitura de Quixeramobim, através da Autarquia Municipal de Trânsito, inaugurou, nesta quinta-feira (02), o projeto Escolinha de Trânsito Móvel. A solenidade aconteceu na Escola Maria Carneiro e deu início também as atividades do Maio Amarelo.
As atividades com a Escolinha de Trânsito Móvel ajudarão na formação das crianças por se tratar de uma ótima ferramenta para a realização de atividades educativas de trânsito que serão desenvolvidas nas escolas do município.
Segundo a presidente da AMTQ Arlene Farias, “A educação no trânsito precisa estar cada vez mais presente nas escolas, pois com a orientação começando cedo, teremos condutores mais responsáveis e conscientes no futuro”. “O objetivo é desenvolver um olhar atento dos futuros condutores, de forma que desde cedo aprendam as regras de trânsito”, completou.
A escolinha é composta por um circuito completo de trânsito, mini semáforo, mini lombada eletrônica, placas de sinalização, faixas de pedestres, cones de sinalização, suporte para fixação das placas, além de um vasto material educativo. Os alunos utilizarão bicicletas ou triciclos para realizar o circuito, além de terem aulas sobre os tipos de sinalização. Ao finalizar as etapas, o aluno receberá uma Carteirinha de Motorista, reconhecendo a sua formação, com os conhecimentos básicos de pedestre, ciclista e passageiro. Através dessas ações, a AMTQ pretende levar importantes ensinamentos de trânsito às crianças das escolas de Quixeramobim.

Estiveram presentes na solenidade a Chefe de Gabinete Guida Pimenta, a Secretária de Educação Giselle Patrício, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Stefânia Leitão, o diretor da escola Maurício Pedrosa e demais envolvidos.

#Urbanismo 12/04/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM Atenção taxistas! Você taxista que ainda não fez o seu Alvará de 2019, compareça a sede da Autarquia de Trânsito de Quixeramobim, com sua CNH e documento do veículo em dias e faça a sua vistoria.
Para os taxistas que já fizeram e ainda não receberam seu selo, por favor, compareçam a AMTQ no período da tarde e garanta o seu.
#Mobilidade 09/04/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ faz alterações em vias da cidade A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim - AMTQ está dando continuidade à instalação de nova sinalização em cruzamentos da cidade. O cruzamento da Rua Rafael Pordeus com 13 de Junho está sendo modificada e recebendo nova sinalização.

No local são registrados vários acidentes devido ao grande fluxo de veículos, principalmente em horários de pico. Com a modificação, a expectativa é que o número de ocorrência nesse local venha a zerar, deixando o trânsito mais trânquilo. Outros pontos como o cruzamento da Avenida Damião Carneiro com a Rua Francisco Afonso da Costa e Rafael Pordeus com Dr. Miguel Pinto também já receberam nova sinalização e tem apresentado resultados satisfatórios.

Nos próximos dias mais um ponto semafórico será instalado no cruzamento da Rua Rafael Pordeus com Antônio Conselheiro. Com isso será concluído toda a via, dando maior tranquilidade para moradores e motoristas.
#Segurança 26/03/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM Quixeramobim: Semáforo para pedestres garante segurança a alunos e familiares
As crianças matriculadas em escolas como a Padre José Van Esch e suas famílias, agora terão mais segurança para fazer a travessia na CE 060, rodovia que corta a zona urbana de Quixeramobim. A Prefeitura de Quixeramobim, através da Autarquia Municipal de Trânsito, instalou um semáforo para pedestres próximo ao cruzamento com a Rua Dr. Monteiro Filho.

A colocação do semáforo atende uma solicitação de pais e alunos que precisam realizar a travessia da rodovia. Durante esta semana, agentes de trânsito estão acompanhando no local, principalmente em horários de picos, orientando os pedestres como proceder já que o acionamento é da forma manual e observando os testes que estão sendo realizados.

Segundo a presidente da AMTQ Arlene Farias, a ideia é trazer mais segurança para os pedestres que precisam atravessar a rodovia. “Este local é bastante crítico, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos das escolas. A nossa preocupação é sempre aumentar a segurança dessas pessoas, e este semáforo vai nos proporcionar isto”. A presidente da AMTQ também explica como se dá o funcionamento. “Ele tem uma botoeira de cor verde que o pedestre vai ter que acionar segurando por 3 segundos. Após abrir para o pedestre ele terá em torno de 15 segundos para atravessar a faixa, depois disso o sinal vai abrir normalmente para os veículos”.

Outro equipamento semelhante está sendo instalado na Rua Monsenhor Salviano Pinto. Nos próximos dias, o cruzamento da Rua Antônio Conselheiro com Rafael Pordeus também ganhará um ponto semafórico.
#Mobilidade 15/03/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ adquire Escolinha de Trânsito Móvel A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim-AMTQ adquiriu uma Escolinha de Trânsito Móvel. A iniciativa traz para o município um novo modelo de educação de trânsito que será implantado no trabalho educativo desenvolvido junto aos alunos e a comunidade.
A Escolinha de Trânsito Móvel é projetada para proporcionar um ambiente lúdico as crianças, caracterizado por situações do cotidiano no trânsito e principais dificuldades enfrentadas por pedestres, ciclistas e passageiros. As crianças trafegam em um circuito projetado com faixas de pedestres, cruzamentos, placas de sinalização, semáforos, lombadas e outros elementos comuns às ruas, proporcionando aos pequenos, vivência e aprendizado sobre a importância da educação no trânsito.
Conforme explicou a presidente Arlene Farias, será um espaço educativo, que irá proporcionar as crianças uma situação real do cotidiano onde elas terão uma noção verdadeira do trânsito. “Estamos concluindo todo o projeto nos próximos meses e no mês de maio, durante as ações do maio amarelo e aniversário de 13 anos da AMTQ, entregaremos este novo modelo que ajudará consideravelmente na educação de nossas crianças, onde elas entenderão na prática, de forma segura, como se tornar cidadãos conscientes no trânsito”, comentou a presidente.
#Município 28/02/2019 AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE QUIXERAMOBIM AMTQ inicia campanha de conscientização para o período carnavalesco
A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim-AMTQ iniciou nesta quinta-feira, (28), uma campanha de conscientização para o período carnavalesco. A ideia é alertar a população dos perigos que ocorrem no trânsito principalmente neste período, aumentando o número de acidentes e mortes.

Segundo a presidente Arlene Farias, a campanha está sendo desenvolvida principalmente nas mídias sociais e tem como foco os jovens, que são em grande maioria os mais atingidos com a violência no trânsito.
www.quixeramobim.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 02:13:02